sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Processo de Formação Interna do Coletivo Jovem de Meio Ambiente

Hoje, foi dado o pontapé inicial voltado para o Projeto de Formação Socio-ambiental para o Baixo São Francisco. A formação interna do CJ, baseada no Livro Encontros e Caminhos: Formações de Educadores Ambientais e Coletivos, que também será o livro base da formação, além de voltada para temáticas que estão presentes no livro supracitado. Em nosso primeiro momento, foi exposta a metodologia da Oficina do Futuro (exposta pelo fato de que já havia sido praticada pelo grupo anteriormente).
Visando sensibilizar, orientar, informar e desenvolver cidadãos conscientes, críticos e racionais e mais humanos; os colegas José Waldson Costa Andrade e Omar Pinto Monteiro bolaram esse projeto de formação para o Baixo São-Francisco, no intuito de criar naquela região um novo Coletivo Jovem de Meio Ambiente.
O projeto está em fase de mobilização, e será realizado junto à Sala Verde do Município de Propriá, coordenada pelo próprio Waldson, membro do CJ-SE que trabalha na Sociedade SEMEAR, ONG já consagrada como parceira do CJ-SE, que é a Instituição que rege a Sala em Propriá, além de outros projetos, exposições artísticas, debates, entre outros. A formação durará 1 ano, trazendo para o debate temas como Redes, Democracia, Educomunicação, Hermenêutica, Elaboração de Projetos, Coletivos Educadores, etc. Após esse período, o Coletivo Jovem formado irá começar a atuar em sua região, com o apoio do CJ formador.
O próximo encontro de formação do CJ-SE será realizado dia 10/08, a partir das 8 horas da manha na Sociedade SEMEAR, com o tema Redes.

Nenhum comentário: