domingo, 28 de março de 2010

Membros do CJ-SE Apresentam Trabalhos no III ENREHSE

Waldson Andrade abordou a mobilização comunitária e de donos de terras em prol do Projeto Preservando Nascentes em Municípios (foto: Cleverton Silva, 2010).

Comemorando a semana que marcou o dia internacional da água, 22 de março, a Superintendência de Recursos Hídricos de Sergipe (SRH/SEMARH) e a Embrapa realizaram o III Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe (III ENREHSE), ocorrida de 24 a 26 de março, no auditório da Codise, próxima ao Terminal DIA, em aracaju. Foram 24 horas de rica discussão sobre os recursos hídricos em Sergipe, abrangendo as seis bacias hidrográficas que banham o Estado de Sergipe: São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza-Barris, Piaui e Real

Público presente pela manhã, composto em boa parte por jovens estudiosos de áreas fortemente ligadas às questões ambientais (foto: Cleverton Silva, 2010).

Dentre os trabalhos inscritos, 36 Resumos Expandidos, dois foram elaborados por membros que compõem o Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Sergipe (CJ-SE), ambos apresentados na 5ª e 6ª sessões técnicas, realizadas sexta-feira, no último dia de evento. O primeiro trabalho apresentado foi elaborado por José Waldson Andrade e Thiago Vieira, da Oscip Sociedade Semear, em conjunto com outras pessoas ligadas ao Projeto Preservando Nascentes em Municípios, desenvolvido em parceria com o Governo de Sergipe. O tema do trabalho foi "As contribuições da gestão ambiental na recuperação de áreas degradadas: mobilizando comunidades e proprietários no Projeto Preservando Nascentes em Municípios".

Cleverton Silva, expondo sobre a mobilização social em prol do rio Paramopama, em São Cristóvão (foto: Jackson Leite, 2010).

O segundo trabalho apresentado foi o de Cleverton Silva, membro do CJ-SE desde 2007, atuante nas questões ambientais relativas ao rio Paramopama, que compõe a Bacia do rio Vaza-Barris e banha apenas o município de São Cristóvão. O tema abordado foi "Rio Paramopama em São Cristóvão - SE - Brasil: a mobilização social em busca da sua conservação, de 2008 a 2010".

Os dois trabalhos apresentados, embora não fossem resultado direto de trabalhos desenvolvidos dentro do CJ-SE, levaram ao público do evento a necessidade de mobilização de jovens e adultos. Na exposição de Waldson, pode-se destacar a educomunicação através de fanzines para mobilizar as comunidades abrangidas pelo projeto. Na apresentação sobre o rio Paramopama, foi demonstrada a atuação do Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço, que realizou uma Conferência Escolas Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente e está fortemente envolvida nas ações em São Cristóvão.

Durante os três dias do evento, ficou evidente nas palestras e sessões técnicas a necessidade de trabalhar ainda mais a educação ambiental. Em vários momentos, educador@s e técnic@s apresentaram propostas de educação ambiental voltado ao ambiente escolas, enfocando o público infanto-juvenil, eram nestes momentos que o CJ-SE aproveitava para abordar o processo de Conferências Infanto-Juvenis de Meio Ambiente (CNIJMAs), que se enraiza pelo Brasil desde 2003, e o atual processo de mobilização para a formação da delegação brasileira na Conferência Internacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (Confint 2010), que ocorrerá em junho, em Brasília.

O CJ-SE continua na luta pelo bem estar coletivo, unido em prol das águas de Sergipe, do Brasil e do Mundo!

Nenhum comentário: