domingo, 28 de março de 2010

Membros do CJ-SE Apresentam Trabalhos no III ENREHSE

Waldson Andrade abordou a mobilização comunitária e de donos de terras em prol do Projeto Preservando Nascentes em Municípios (foto: Cleverton Silva, 2010).

Comemorando a semana que marcou o dia internacional da água, 22 de março, a Superintendência de Recursos Hídricos de Sergipe (SRH/SEMARH) e a Embrapa realizaram o III Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe (III ENREHSE), ocorrida de 24 a 26 de março, no auditório da Codise, próxima ao Terminal DIA, em aracaju. Foram 24 horas de rica discussão sobre os recursos hídricos em Sergipe, abrangendo as seis bacias hidrográficas que banham o Estado de Sergipe: São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza-Barris, Piaui e Real

Público presente pela manhã, composto em boa parte por jovens estudiosos de áreas fortemente ligadas às questões ambientais (foto: Cleverton Silva, 2010).

Dentre os trabalhos inscritos, 36 Resumos Expandidos, dois foram elaborados por membros que compõem o Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Sergipe (CJ-SE), ambos apresentados na 5ª e 6ª sessões técnicas, realizadas sexta-feira, no último dia de evento. O primeiro trabalho apresentado foi elaborado por José Waldson Andrade e Thiago Vieira, da Oscip Sociedade Semear, em conjunto com outras pessoas ligadas ao Projeto Preservando Nascentes em Municípios, desenvolvido em parceria com o Governo de Sergipe. O tema do trabalho foi "As contribuições da gestão ambiental na recuperação de áreas degradadas: mobilizando comunidades e proprietários no Projeto Preservando Nascentes em Municípios".

Cleverton Silva, expondo sobre a mobilização social em prol do rio Paramopama, em São Cristóvão (foto: Jackson Leite, 2010).

O segundo trabalho apresentado foi o de Cleverton Silva, membro do CJ-SE desde 2007, atuante nas questões ambientais relativas ao rio Paramopama, que compõe a Bacia do rio Vaza-Barris e banha apenas o município de São Cristóvão. O tema abordado foi "Rio Paramopama em São Cristóvão - SE - Brasil: a mobilização social em busca da sua conservação, de 2008 a 2010".

Os dois trabalhos apresentados, embora não fossem resultado direto de trabalhos desenvolvidos dentro do CJ-SE, levaram ao público do evento a necessidade de mobilização de jovens e adultos. Na exposição de Waldson, pode-se destacar a educomunicação através de fanzines para mobilizar as comunidades abrangidas pelo projeto. Na apresentação sobre o rio Paramopama, foi demonstrada a atuação do Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço, que realizou uma Conferência Escolas Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente e está fortemente envolvida nas ações em São Cristóvão.

Durante os três dias do evento, ficou evidente nas palestras e sessões técnicas a necessidade de trabalhar ainda mais a educação ambiental. Em vários momentos, educador@s e técnic@s apresentaram propostas de educação ambiental voltado ao ambiente escolas, enfocando o público infanto-juvenil, eram nestes momentos que o CJ-SE aproveitava para abordar o processo de Conferências Infanto-Juvenis de Meio Ambiente (CNIJMAs), que se enraiza pelo Brasil desde 2003, e o atual processo de mobilização para a formação da delegação brasileira na Conferência Internacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (Confint 2010), que ocorrerá em junho, em Brasília.

O CJ-SE continua na luta pelo bem estar coletivo, unido em prol das águas de Sergipe, do Brasil e do Mundo!

terça-feira, 23 de março de 2010

Circuito Confint 2010: Delegad@s da III CNIJMA Discutem Como Cuidar do Brasil e do Planeta


Aspecto inicial do site do Circuito de Aprendizagem (Concepção: Diego de Itu, 2010).

Por Cleverton Silva, do CJ-SE

Desde os primeiros dias de março, a equipe brasileira organizadora da I Conferência Internacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (Confint 2010), delegad@s da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (III CNIJMA), educador@s membros das Comissões Organizadoras Estaduais (COEs) e Coletivos Jovens (CJs) estão interagindo dentro do Circuito de Aprendizagem, um momento de formação/desafio que definirá a delegação brasileira na Confint 2010, a ser realizada de 5 a 10 de junho de 2010, em Brasília.

Cada Estado das cinco regiões do Brasil será representado por um membro de Coletivo Jovem, totalizando 27 membros de CJs, encarregad@s de participarem como facilitador@s d@s delegad@s da Confint 2010. A delegação brasileira será formada por 2 delegad@s por região, obedecendo à paridade de gênero, mais 2 delegad@s de comunidades tradicionais indígenas, quilombolas ou com pessoas com necessidades especiais, totalizando 12 delegad@s, 6 meninos e 6 meninas.

Dentro do Circuito, um ambiente virtual desenvolvido por Diego de Itu, ciberativista e um jovem empreendedor socioambiental e equipe, @s delegad@s passam no momento pela etapa de formação, onde discutem e amadurecem temas do cotidiano, colocando a sustentabilidade em pauta. Segundo Rangel Arthur Mohedano, da Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEA/MEC), @s delegad@s surpreenderam a equipe que está organizando o Circuito, pois a expectativa inicial era de que @s participantes, jovens na faixa de 12 a 15 anos, pudessem ter dificuldade de pautar os temas, fazendo com que a equipe do Circuito provocasse os tópicos de discussão junto aos participantes através d@s "Animador@s".

Porém, ao contrário do que esperava a equipe da Confint, @s delegad@s se mostram precoces em matéria de protagonismo. Para quem está se perguntando o que el@s discutem neste momento de formação, a resposta é temas como o modelo de vida baseado no consumo, qualidade de vida nas cidades, nossos biomas e recursos naturais, a formação de CJs e Com-Vidas, a ECO-92, a recente COP 15, ações, ideias e atitudes para deixar o mundo melhor, medidas ecologicamente corretas na Copa do Mundo 2010 e muitos outros temas que mobilizam ambientalistas e leigos mundo afora.

Voltando as atenções para o processo em Sergipe, o CJ-SE está alerta acompanhando tudo de perto, já tendo pré-definido uma facilitadora, que será revelada em breve, representando o CJ-SE, pois Sergipe tem apenas um CJ (pelo menos com interlocução com os movimentos de juventude como a Rejuma, CGEA/MEC, ongs, foruns, redes e outros movimentos). Em relação à delegação sergipana, foi um grande desafio comunicar a tod@s @s delegad@s sobre o circuito por problemas como a falta de uma lista com os dados da delegação sergipana, que foi uma falha da COE-SE da III CNIJMA, inclusive nós do CJ-SE.

Após a III CNIJMA, a COE fez umas oficinas de socialização, onde foi possível contatar alguns delegados e delegadas, mas não tod@s. Comunicar cerca de 20 delegad@s só foi posível pelo empenho de parceir@s no processo, professor@s, coordenador@s de educação ambiental e outras e pais e mães orgulhos@s em ver uma oportunidade de amadurecimento para seus/suas filh@s. Depois de contatar, outra trabalheira foi fazer toda a delegação cumprir com a inscrição nos prazos, enfrentando contratempos como dificuldades de acesso ao computador ou simples dificuldades de comunicação.

Infelizmente, alguns ficaram de fora, pois não conseguimos inscrevê-los, mais de 10 delegad@s possuem as senhas, mas ainda não estão tod@s interagindo, ou seja, ficam prejudicad@s num ranking de pontuação que pode levá-l@s a representar o Brasil na Confint 2010. Mas fica a torcida por quem já está na ativa. Diante disto, fica também uma provocação para a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED): pecou-se muito na articulação da pré e pós CNIJMA, ainda não sabemos os frutos gerados nas escolas, apenas alguns avanços isolados nas escolas que realizaram as conferências. É necessário avançar muito mais, pois a proposta da pós-conferência da SEED não saiu do papel, e o CJ-SE e SEED não conseguem mais dialogar.

Apesar das dificuldades, dias melhores virão, com certeza! E o CJ-SE brevemente ganhará reforços. Estamos buscando mais gente interessada em fortalecer o CJ-SE. Breve, trataremos disso com maiores detalhes.