segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Seminário Sobre a Exploração Sexual Infanto-Juvenil será Realizado em Aracaju

Reproduzido do blog do Jornalista Cláudio Nunes.

Exploração sexual infanto-juvenil: MPT apóia combate I

Com o objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Sergipe convida administradores de hotéis, donos de pousadas e de agências de viagens a participar do “Seminário sobre Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Um compromisso ético-profissional da sociedade turístico hoteleira de Aracaju”. O evento, organizado pelos gestores do Aracaju Praia Hotel, será realizado na próxima quarta-feira, dia 2, a partir das 8h da manhã, no auditório do hotel,na Orla de Atalaia.

Exploração sexual infanto-juvenil: MPT apóia combate I

Segundo o procurador do Trabalho Mário Cruz, a preocupação do Ministério Público do Trabalho e dos organizadores do seminário é que, com o início da alta temporada turística no Estado de Sergipe, aumentem os índices desse tipo desse tipo de crime. “O Seminário pretende sensibilizar as pessoas ligadas à rede hoteleira e às agências de viagem, para que juntos combatam a exploração sexual infanto-juvenil”, explica o procurador. Segundo o Ministério da Justiça, no Nordeste a exploração sexual infantil atinge 32% das cidades e as crianças menores de 12 anos são os alvos preferidos dos abusadores sexuais, representando 43% dos casos de exploração sexual.

Nota do CJ-SE: O Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Sergipe (CJ-SE), uma organização social composta por jovens e em defesa dos jovens (incluindo o público infanto-juvenil), parabeniza e apóia a iniciativa do seminário, pois a exploração sexual, seja contra quem for, é uma das maiores barbaridades contra a dignidade humana e precisa ser amplamente combatida.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CJ-SE Acompanha Ações pós Conferência em Malhador

O Colégio Estadual São José, em Malhador, foi representado por delegada na III CNIJMA, em Luziânia-GO (Foto: Cleverton Silva, 2009).

Em pleno dia em que Malhador comemora o 56º ano da sua emancipação política, 25 de novembro de 2009, o CJ-SE acompanhou uma das delegadas que foram representar Sergipe na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (III CNIJMA), em abril deste ano. Ana Cláudia Pereira foi esta representante, que estuda no Colegio Estadual São José e de quem a Diretora Rosilene Andrade fala com tanto orgulho, atribuindo à jovem delegada a fama de aluna exemplar.

A Diretora do Colégio São José, ao centro em pé, alunos e servidoras (Foto: Cleverton Silva, 2009).

Numa rápida conversa com a Diretora, tendo as atividades pós III CNIJMA como foco, o CJ-SE ficou ciente de que a Secretaria de Estado da Educação (SEED), através do Nedic, setor da SEED que trata da questão das CNIJMAs em Sergipe, entrou em contato com a escola para comunicar sobre a continuação dos trabalhos, ainda em fase de planejamento e viabilização. Os trabalhos pós III CNIJMA consistem na formação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas escolas, as Com-Vidas, como um espaço de participação de alunos e alunas na transformação do espaço escolar e na difusão da educação ambiental nas comunidades onde se inserem.

Outro ponto abordado pelo CJ-SE foi as primeiras informações sobre a I Conferência Internacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que ocorrerá de 5 a 10 de junho de 2010, em Brasília. Tais informações, trazidas por Mariana Santana, representante do MEC para acompanhar a III CNIJMA em Sergipe no dia 18 deste mês, também dão conta de que delegados e delegadas de todo o país que participaram da III CNIJMA escolherão, e poderão ser escolhidos para compor a delegação brasileira, que será de aproximadamente 12 representantes. Estas informações foram comunicadas tanto à Diretora Rosilene e equipe quanto à própria Ana Cláudia, que ficou radiante diante da boa notícia.

Ana Cláudia, à direita, com colega de escola antes do desfile (Foto: Cleverton Silva, 2009).

Embora dar as boas notícias fosse a meta do dia, o Colégio São José estava em festa e se preparando para o desfile daquela tarde, o CJ-SE não poderia deixar de registrar a atividade. A proposta do Colégio Estadual São José foi sair pelas ruas de Malhador relembrando a origem, a gente, a cultura, a economia e outros aspectos do município, tudo com muito empenho e dedicação da equipe escolar e do alunado.

Alunas representaram com entusiasmo o Reisado, tradição típica do período natalino, também presente em Malhador (Foto: Cleverton Silva, 2009).

No desfile, Ana Cláudia puxou o grupo que trazia ao público as reflexões sobre o meio ambiente, confirmando o seu referencial dentro da comunidade escolar. A comunidade lotava todas as calçadas e a praça da Igreja Matriz São José, padroeiro de Malhador. As crianças e adolescentes do Colégio São José, como herdeiras de toda a cultura comunitária de Malhador, demonstram o amor e o empenho por resgatar e construir a história de Malhador, dando um grande exemplo de civilidade e amor à terra, orgulhando cada cidadão e cidadã "jovem há mais tempo" da cidade.

Confira mais fotos do evento (Fotos: Cleverton Silva, 2009):

Homenagem ao Hino

Homenagem aos Estados brasileiros

Os colonos e seus fiéis companheiros de trabalho

O transporte de tração animal: coexistência, dominância e sobrevivência

O aquecimento global em alegoria convida à reflexão e ação

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CJ-SE agora tem engenheiro florestal

Exposição oral da monografia (foto: Cleverton Silva, 2009).

Na manhã desta segunda-feira (23-11-2009), o membro do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Sergipe, Thiago Roberto Soares Vieira, defendeu monografia na Universidade Federal de Sergipe. Thiago é aluno de Engenharia Florestal e o seu estudo baseou-se na propagação de espécies para recuperação de matas ciliares da margem direita do rio São Francisco (lado sergipano).

Integrantes do CJ-SE: Thiago, Jeane e Cleverton (foto: desconhecido, 2009).

Waldson, membro do CJ-SE e Diretor de Meio Ambiente da Sociedade Semear também esteve na UFS (foto: Cleverton Silva, 2009).

Após a exposição oral do trabalho, que durou 28 minutos, os professores integrantes da banca examinadora partiram para os questionamentos e contribuições. A banca, muito exigente, fez muitos questionamentos e sugestões de melhorias no trabalho final, o que é comum na apresentação dos trabalhos acadêmicos. Apesar de duas horas de sabatina e questionamentos (ufa!), Thiago teve êxito na sua apresentação, obtendo nota 9,0 pela monografia.

Thiago e banca examinadora discutem o trabalho apresentado (foto: Cleverton Silva, 2009).

Agora é só fazer as correções na monografia e começar a aplicar os seus conhecimentos na vida profissional e no CJ-SE como engenheiro florestal e educador ambiental.

Parabéns, Thiago. O CJ-SE está com você!